Jovens Unidos na Construção da Paz

 

Em Setúbal, jovens líderes de 12 países diferentes, Portugal, Arménia, Itália, Geórgia, Polónia, Moldávia, Egipto, Luxemburgo, Suécia, Rússia, Espanha e Turquia encontraram-se para a formação “Absense of War is not Peace”, entre 3 a 9 de maio de 2016, co-financiada pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia. O projeto organizado pela Ananda procurou capacitar e promover o papel dos jovens e das suas organizações em atividades de Construção da Paz, que contribuirão para um convívio de diálogo e de dignidade em regiões de conflito. Durante uma semana, 24 jovens exploraram os conceitos de Paz e de Educação para a Paz, adquiriram ferramentas e competências sobre gestão de conflitos e discutiram sobre o papel dos jovens como atores positivos no processo de Construção de Paz.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer organizações e projetos relacionados com a Educação para a Paz e Construção de Paz, sendo convidados a dar o seu contributo. Desenvolveram e partilharam também as suas competências e conhecimentos nessas áreas. A aprendizagem em ambiente intercultural foi o ponto central da iniciativa, que fomenta a reflexão social em cooperação internacional. Na formação foi também abordado os valores da Comissão Europeia como uma das instituições que mais tem contribuído para o processo de construção da paz em todo o mundo.

A importância do papel dos jovens e das organizações na área da Educação para a Paz e para a Construção da Paz foram os tópicos mais relevantes do projeto, que recorreu a metodologias de educação não-formal para criar oportunidades de aprendizagem e promover a aquisição de competências de transformação de conflitos e de construção de paz. A formação teve um impacto muito positivo nos participantes e nas organizações que participaram. Os recursos, conhecimentos e competências que os participantes adquiriram, durante a formação, irão permitir desenvolver e implementar mais projetos na temática da Educação para a Paz.

Este tipo de formação é uma atividade que permite que um grupo de jovens seja acolhido por uma organização de outro país, com o intuito de participar num programa de atividades comum. Estes projetos visam a participação ativa dos jovens e a sua consciência de realidades sociais e culturais diferentes, incitando ainda o desenvolvimento de um espírito empreendedor e de cidadania europeia.

Para consulta dos resultados desta formação em Setúbal clique aqui

 

Co-financiado por:


Este projeto tem o apoio do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Os artigos contêm as opiniões e visões dos beneficiários das atividades e nem a Agência Nacional Portuguesa, nem a Comissão Europeia são responsáveis pelo conteúdos dos artigos.