Yoga

Ananda disponibiliza um conjunto de aulas de Yoga semanais para os interessados. Pode consultar aqui o Horário Aulas Yoga ou obter mais informações em 964 421 217.

Yoga é uma filosofia prática de vida onde há uma união e uma integração entre corpo e mente …. a palavra Yoga significa ligar, unir… o corpo é habitado por milhões de células todas diferentes entre si mas todas com o mesmo propósito:

servir e constituir esse complexo e maravilhoso empreendimento que designamos por “Ser Humano”. Tendo em conta esta interação entre corpo e mente, os antigos Mestres de Yoga desenvolveram uma metodologia que mantem esse equilíbrio através de posturas físicas (ásanas) que contribuem para saúde física e técnicas respiratórias (pranayamas) ou a consciência da respiração, que no conjunto originam um bem-estar, uma harmonia, uma alegria profunda vinda do interior, sendo assim possível atingir um equilíbrio.

O Yoga pode então ser definido como a ciência da união, da integração humana. Neste sentido todos os tipos de yoga e diferentes escolas têm o mesmo objetivo. O que determina e define as diferentes técnicas que caraterizam as diferentes escolas não é o objetivo, mas sim os meios e mecanismos que empregam para chegar a esse objetivo.

Nas escrituras e textos sagrados (Yoga Sutras de Patañjali e Bhagavad Guita) podemos encontrar quatro tipos de Yoga:
- Raja Yoga (Yoga da Mente);
- Jnana Yoga (Yoga da Sabedoria);
- Bhakti Yoga (Yoga da Devoção);
- Karma Yoga (Yoga da Ação).

Atualmente podemos considerar que Hatha Yoga é a designação do yoga moderno que se pratica nos dias de hoje. O Hatha Yoga é o resultado da junção de 3 textos clássico-modernos: “Hatha Yoga Pradipika” de Yogi Swatmarama  (séc. XIV), Shiva Samhita e Gherand Samhita (séc. XVII/XVIII).
O Hatha Yoga utiliza o corpo e a mente como ponto de partida e meio para a chegar à sua integração. Esta prática conduz à progressiva purificação do corpo, ao desenvolvimento das suas potencialidades, à perfeição do seu funcionamento e a crescente integração da mente com o corpo.
Hatha é formada por duas palavras em sânscrito “Ha” que significa Sol e “Tha” que significa Lua. O Sol é o principio positivo, ativo e masculino e a Lua o principio negativo, passivo e feminino. Hatha é assim a união consciente dos princípios que constituem a dualidade básica do Homem (corpo-mente).
Qualquer ser humano pode praticar yoga, e para essa prática de nada necessita a não ser um desejo interior, uma vontade de encontrar respostas para as insatisfações do corpo e da mente.