Jovens Europeus juntam-se no Combate ao Desemprego Juvenil

Jovens de 12 países diferentes reuniram-se em Setúbal para a formação “Open Up To Learn”, entre 6 a 13 Setembro 2015. O projeto organizado pela Ananda Cooperativa Cultural procura capacitar os participantes com ferramentas e recursos que podem ser usados para ajudar os jovens no combate ao desemprego juvenil. Durante uma semana, 24 jovens exploraram e compararam a realidade do desemprego jovem nos seus países e procuraram soluções comuns para combater o problema. Portugal, Albânia, Arménia, Dinamarca, Egipto, Itália, Letónia, Polónia, Rússia, Ucrânia, Inglaterra e Noruega foram os selecionados para participar na formação “Open Up To Learn”, co-financiada pelo Erasmus+, programa da comissão Europeia que atua ao nível da educação, formação, juventude e desporto. 

 

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer organizações e projetos relacionados com o desemprego juvenil nos diversos países, assim como foram também convidados a dar o seu contributo, desenvolvendo e partilhando as suas competências e conhecimentos nessas áreas. A aprendizagem em ambiente intercultural é o ponto central da iniciativa, que fomenta a reflexão social em cooperação internacional.  

A importância do bem-estar, da saúde mental, do empreendedorismo e do desenvolvimento pessoal no combate ao desemprego foram alguns dos tópicos mais relevantes do projeto, que recorreu a metodologias de educação não-formal para criar oportunidades de aprendizagem. A formação teve um impacto positivo não só nos participantes, mas também na comunidade local onde o projecto teve lugar (Setúbal) visto que, no último dia do projecto os participantes implementaram diversas actividades onde deram a conhecer algumas ferramentas que adquiriram durante a formação. 

Esta formação é uma atividade que permite que um grupo de jovens sejam acolhido por uma organização de outro país, com o intuito de participar num programa de atividades comum. Estes projetos visam a participação ativa dos jovens e a sua consciência de realidades sociais e culturais diferentes, incitando ainda o desenvolvimento de um espírito empreendedor e de cidadania europeia.

Para consulta dos resultados desta formação em Setúbal clique aqui.

   

Co-financiado por:

Este projeto tem o apoio do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Os artigos contêm as opiniões e visões dos beneficiários das atividades e nem a Agência Nacional Portuguesa, nem a Comissão Europeia são responsáveis pelo conteúdos dos artigos.