Jovens Europeus Empreendedores em Sintra

 

Os jovens participaram em vários círculos de debate e reflexão, com um forte foco na educação, nos seus diversos métodos e currículos existentes nos vários países, bem como em outras atividades de desenvolvimento pessoal e comunitário. De forma a envolver e a partilhar os resultados deste projeto com a comunidade local foram realizadas várias atividades no centro da Vila de Sintra. A aprendizagem em ambiente intercultural é um dos pontos centrais deste tipo de projetos, que fomenta a reflexão social através da cooperação internacional. 

A importância da educação e do bem-estar integral (físico, mental e emocional), as semelhanças e disparidades entre os vários métodos e seus resultados práticos na sociedade, no combate ao desemprego e a solução emergente do empreendedorismo foram alguns dos tópicos mais relevantes do projeto. Este projeto recorreu a metodologias de educação não-formal para chegar até aos participantes. Através deste intercâmbio, os participantes voltaram às comunidades dos seus países, com inspiração, vontade e novas perspetivas para atuar a nível do desemprego juvenil, fomentando o empreendedorismo. 

Este intercâmbio é uma atividade que permite a um grupo multicultural de jovens ser acolhido por uma organização de outro país, com o intuito de participar num programa de atividades comum. Estes projetos visam a participação ativa dos jovens e a sua consciência de realidades sociais e culturais diferentes, incitando ainda o desenvolvimento de um espírito empreendedor e de cidadania europeia.

 

Para consulta dos resultados deste intercâmbio em Sintra clique aqui.

  

Co-financiado por:

Este projeto tem o apoio do Programa Erasmus+ da Comissão Europeia. Os artigos contêm as opiniões e visões dos beneficiários das atividades e nem a Agência Nacional Portuguesa, nem a Comissão Europeia são responsáveis pelo conteúdos dos artigos.